Ritidoplastia

O procedimento

As marcas do envelhecimento facial são muito bem conhecidas. Elas incluem queda das sobrancelhas, perda da elasticidade e flacidez de pele, formação do queixo duplo, rugas periorais, perda do contorno da mandíbula e flacidez no pescoço.

As possibilidades de tratamento são inúmeras e cada paciente deve ser cuidadosamente analisado para que seja traçado o plano cirúrgico adequado. O desafio do cirurgião plástico é recriar a harmonia entre as regiões da face e balanceá-las, unindo suavemente as transições entre estas regiões.

A Ritidoplastia (ou lifting facial) inclui o reposicionamento dos supercílios, retorno do volume e posição das regiões malares, atenuando os sulcos e rugas periorais, tratamento do contorno da mandíbula e da flacidez cervical.

Perguntas frequentes

Qual a duração do procedimento?
A Ritidoplastia pode durar de 2 a 6 horas aproximadamente, dependendo da complexidade e extensão do procedimento.
Como ficará a cicatriz?
As cicatrizes são posicionadas em sulcos naturais do corpo, principalmente ao redor da orelha e no pé dos cabelos. Geralmente a cicatriz torna-se muito discreta após o período de recuperação e pode ser disfarçada com maquiagem.
Qual resultado devo esperar?
O lifting facial corrige os sinais que o envelhecimento causa, retirando excessos de pele e reposicionando estruturas anatômicas da face, o que proporciona aparência mais jovem. No pós-operatório imediato, ocorre edema moderado, que impede a visualização dos resultados. Devemos esperar cerca de 3 a 6 meses para apreciar o resultado definitivo.